25 de março de 2012

Biografia


O Maestro Nivaldo de Oliveira Santiago nasceu no Amazonas, no dia 14 de julho de 1929. É professor de música, compositor e regente. Graduou-se em piano pela Faculdade de Música “Carlos Gomes”, em São Paulo, estudou órgão em Bolonha, Itália, onde teve a oportunidade de apresentar-se com conjuntos vocais e instrumentais. No Brasil, foi aluno de Ângelo Camin, formador de uma geração de organistas, na cidade de São Paulo. Especializou-se em Musicologia, sob orientação do Prof. Macário Santiago Kastner, em Lisboa, Portugal, como bolsista da Fundação “Calouste Gulbenkian”. Frequentou cursos de composição, regência coral e orquestral com João Gomes Jr., Emerich Csamer, Fritz Iöede e Michel Corboz, no Brasil e no exterior.

Nivaldo Santiago é casado com Maria do Socorro de Farias Santiago, doutora em Artes pela USP, sua colaboradora na preparação corporal e cênica dos corais.

Ao longo de mais de 60 anos Nivaldo Santiago vem se dedicando ao desenvolvimento do Canto Coral no país, sendo pioneiro na criação de corais desde São Paulo, e principalmente no norte, onde o Coral “João Gomes Jr.”, está em atividade, em Manaus, AM, desde 1956, por sua iniciativa. Criou e dirigiu por vários anos o Coral Universitário, o Madrigal “Camerata de Belém”, e a Orquestra da Universidade Federal do Pará, bem como o Coral Universitário do Amazonas.

Exerceu o magistério nas Universidades Federais do Pará e Amazonas, onde é reconhecido como incentivador das artes e, sobretudo, da educação musical, por ter implantado cursos de artes em nível acadêmico, tanto no Pará como no Amazonas.

Participou do grupo de maestros convidados pela FUNARTE para proceder à revisão da obra de Carlos Gomes para efeito de edição comemorativa dos cem anos de falecimento do compositor.

Regente titular do Coral “João Gomes Jr.”, e Madrigal Santiago, em Manaus; em Belo Horizonte criou o Coro de Câmara “Studium Chorale”. Atualmente dirige o Coral Voz e Vida, em Bom Despacho – MG, onde também atende a um grande número de crianças, coordenando e desenvolvendo atividades de musicalização, iniciação ao instrumento e coro infantil, no projeto de sua autoria, “Crescendo com Música”.

Uma vida dedicada à música desde muito cedo foi objeto da obra Nivaldo Santiago: Uma Amazônia de Música!, de autoria da Dra. Auta Gagliardi Madeira, edição especial lançada, respectivamente, em Bom Despacho, Minas Gerais e Manaus, Amazonas, na comemoração dos 80 anos de Nivaldo Santiago que, naquela oportunidade regeu um concerto com obras originais e arranjos para coro misto de sua autoria.

Sua expressiva ação na cultura de Bom Despacho mereceu o reconhecimento tanto do poder público que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário de Bom Despacho, quanto da liderança empresarial que o elegeu Personalidade do Ano, em 2010

Em Bom Despacho, pacata cidade da região do Alto São Francisco, no interior mineiro, situada num belo planalto cercada de pastos por todo lado, ainda não foi aí que o espírito incansável entregou-se ao passa-tempo dos aposentados. Muito pelo contrário. Na cidade encontrou o Coral Voz e Vida, havia quatro anos sem atividade por falta de maestro. O que fazer? Assumir o Coral, prepará-lo para voos mais altos como é do seu feitio. Com pouco mais de dois anos à frente do grupo já o estava levando para os festivais: Internacional de Maringá, Paraná; Encontro Nacional de Coros de Sergipe, Aracaju; Festival Internacional de Criciúma, Santa Catarina, Festival Unicanto de Corais, em Londrina, PR. E, concertos, muitos. Em Bom Despacho, Divinópolis, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis... Nos festivais, como sempre, o maestro mais aplaudido, o coro mais destacado. Não fica por aí. Percebendo a grande necessidade de atender à excepcional musicalidade dos mineiros, especialmente das lindas crianças de Bom Despacho, elaborou o Projeto Crescendo com Música, que foi assumido pelo Coral Voz e Vida e está em funcionamento desde 2005, com o Coro Infanto-Juvenil Voz e Vida e mais cerca de 80 crianças em atividades de musicalização, canto coral e iniciação aos instrumentos de orquestra, (violino, viola e violoncelo). Nesta tarefa conta com a coordenação pedagógica de sua mulher, Maria do Socorro Santiago, doutora em Artes, pela Universidade de São Paulo, com o professor de violino Lucas de Freitas e o professor, de violoncelo William Neres, ambos alunos de licenciatura em Música pela Universidade Federal de São João del Rey, e é auxiliado pelas monitoras Marlene Correia da Silva e Alvina Pontes.

E assim uma vida se faz de sons, risos, lágrimas e muito trabalho. O modelo é o rio que não perde o sentido do seu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário